Mitos e verdades sobre clareamento

Clareamento dental

Parcialmente verdade! Isso pode acontecer durante a sessão de clareamento ou por um período após a realização do tratamento.

O clareamento dos dentes é resultado de uma reação química do contato entre o gel clareador e o pigmento que escurece o dente. Então, é possível que o paciente sinta uma espécie de choque nos dentes. Existem, no entanto, produtos e técnicas que são capazes de amenizar bastante esse tipo de problema.

Além disso, essas sensibilidades são passageiras e, normalmente, o dentista consegue controlar o tempo e o uso do clareamento, fazendo com que a dor nem aconteça ou seja muito leve. Por isso é importante o clareamento ser feito com a orientação de um dentista.

Mito! O clareamento dental não é abrasivo, ou seja, não desgasta os dentes. 

Mais uma vez: O procedimento consiste em uma reação química na qual o gel clareador age no pigmento que ocasiona o escurecimento dental. Sendo assim, a técnica não altera a estrutura dos dentes, apenas age nas substâncias impregnadas neles.

MITO! Estudo publicado na respeitada revista científica Operative Dentistry, comprovou que não há necessidade da chamada “dieta branca” durante o tratamento clareador. O estudo acompanhou 40 pacientes que realizaram clareamento caseiro com peróxido de carbamida 16% durante 3 horas por dia.

Os pacientes foram divididos em 2 grupos: Grupo Experimental e Grupo Controle. O Grupo Experimental foi formado por pacientes com hábito de ingerir café. Visto que não houve restrição de dieta, além de o consumo de alimentos com corantes continuar normalmente. Nesse caso, os participantes do grupo realizaram bochechos adicionais com café por 30 segundos 4 vezes ao dia. Já o Grupo Controle foi formado por pacientes que não consumiam café. Além disso, foram instruídos a não consumir nenhum alimento ou bebida com corante uma semana antes de iniciar e durante todo o tratamento clareador. Não foi observado diferença significativa entre os grupo. Isto porque Uma das explicações destacadas pelos pesquisadores: "é de que compostos que acreditamos causar coloração dental, como o café e outras bebidas e alimentos com corantes, são constituídos de cadeias macromoleculares, as quais não conseguem permear através do esmalte humano”.

Estes alimentos podem causar pigmentação extrínseca da superfície dentária, e pode ser removido através da profilaxia dentária profissional. Portanto, da próxima vez que você estiver em dúvida sobre realizar o clareamento lembre-se o café está liberado durante o tratamento clareador! https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23570297/

Parcialmente verdade! O que acontece é que a ação do agente clareador não penetra na cor das restaurações. Desta forma, os dentes que as possuem acabam ficando mais escuros do que os demais.

Nesses casos, dependendo da posição do dente em questão, pode acontecer a desarmonia estética. Esta, por sua vez, pode ser resolvida com a troca ou o retoque da restauração. 

Nem mito, nem verdade! Calma, vamos explicar…

O clareamento a laser é, sim, mais eficaz em termos de rapidez — ele tende a clarear os dentes mais rapidamente. Contudo, ele também possui menor poder de penetração quando comparado ao clareamento caseiro. Sendo assim, o mais indicado pelos dentistas é a combinação das duas técnicas.

Ou seja, o paciente recebe uma sessão de clareamento no consultório médico. E também recebe moldeiras, que são pré-fabricadas, para fazer a aplicação do gel de peróxido em casa (pelo período indicado pelo dentista). Feito isso, retorna ao consultório para fazer as avaliações do procedimento.

Vale reforçar que no clareamento caseiro também é fundamental a avaliação e orientação do dentista. 

Mito! Em primeiro lugar, não confunda receitas caseiras com tratamento caseiro.

O tratamento caseiro é o que citamos acima, já as receitas são baseadas na utilização de produtos como bicarbonato de sódio, limão, água oxigenada, sal, casca de laranja, entre outros. E, não, eles não possuem o poder de clarear os dentes.

O que acontece é que alguns desses ingredientes possuem efeito abrasivo, ou seja, eles até podem proporcionar polimento da superfície externa do dente (esmalte), mas não devolvem a ele a sua cor natural. 

Mito! A quantidade de agentes ativos clareadores contida nos cremes dentais branqueadores é bem pequena. Eles possuem, sim, efeito abrasivo, que desgasta a superfície do esmalte, deixando-o mais opaco, por isso dão a impressão de dentes mais brancos. CUIDADO com este tipo de creme dental.

De novo — Nem mito, nem verdade!

O clareamento dental respeita o tom natural do dente do paciente. E, em geral, as pessoas têm, naturalmente, dentes brancos, amarelos ou cinzas.

Desta forma, quem possui dentes cinzas, conseguirá, através do clareamento, dentes em um tom cinza mais claro. Quem tem dentes naturalmente amarelos, conseguirá chegar a um tom amarelo mais claro. E, por fim, quem tem dentes naturalmente brancos, aí sim, conseguirá dentes bem branquinhos.

Após o clareamento os dentes poderão ficar de dois a três tons mais claros do que o tom atual. Para evitar expectativas fora da realidades, é fundamental que o dentista mostre ao paciente em que cor está atualmente os seus dentes e, em seguida. Importante o registro com fotos, pois após o início do tratamento o paciente esquece como eram os dentes.

CONTRAINDICAÇÕES

Vale salientar que o clareamento dental é contraindicado a:

  • Gestantes e lactantes;
  • Menores de 15 anos — situação em que o esmalte do dente ainda não está completamente formado;
  • Quem possui muitas restaurações nos dentes;
  • Quem apresenta patologias periodontais (doenças na gengiva);
  • Quem possui rizogênese incompleta (quando a raiz do dente permanente não completou sua formação);
  • Pacientes com retração gengival; e
  • Quem é alérgico às substâncias químicas presentes nos produtos utilizados para clarear os dentes — como os peróxidos de carbamida e de hidrogênio.
  • Para essas situações específicas, existem outras opções de tratamentos voltadas a devolver a cor natural dos dentes — como, por exemplo, a colocação de lentes de contato dental. (direcionar pro texto de lente de contato
Últimos posts

Bruxismo: o novo mal do século

O bruxismo (apertamento ou ranger dos dentes) é um hábito muito mais comum do que se imagina. Estima-se que 40% da população brasileira sofrem com

Perdi todos os dentes, e agora?

Se você tem pesquisado sobre implantes dentários, já deve ter se deparado com o termo “Protocolo de Bränemark”. Este é um tipo de tratamento que

implante imediato

O que são implantes imediatos?

É quando conseguimos instalar o implante no mesmo dia da extração do dente perdido. Além de rapidez no tratamento, esta técnica traz benefícios importantes para

Já ouviu falar em Sorriso gengival?

São pacientes que ao sorrir mostram muita gengiva tirando a harmonia do sorriso. O  sorriso gengival não traz problemas à saúde bucal, mas costuma gerar